Amazon AWS

Aplicações de alta disponibilidade: vitais à todas empresas

Aplicações de alta disponibilidade: vitais à todas empresas


Aplicações de alta disponibilidade já deixaram de ser uma tecnologia supérflua para se tornar uma necessidade. Não importa o tamanho da empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, é primordial contar com serviços que funcionam em tempo integral.

 

A internet é um dos principais meios de comunicação, compra, venda e prestação de serviços. Em alguns mercados, a participação e importância das mídias digitais já ultrapassam o presencial. Por isso, uma empresa não pode abrir mão de contar com aplicações de alta disponibilidade.

 

Mas afinal, o que são aplicações de alta disponibilidade?

 

Para ter melhor ciência da importância é necessário entender o conceito de alta disponibilidade, ou H.A., sigla oriunda de High Availability. O conceito de H.A. busca manter o nível de serviço acordado em contrato, a fim garantir a disponibilidade do serviço conforme a demanda.

 

Para ter aplicações de alta disponibilidade, é imperativo aplicar o princípio da redundância, ou seja, contar com sistemas e ferramentas alternativas que possam suprir outras em caso de falhas. É importante observar os seguintes fatores:

 

Balanceadores de carga (Load Balance)

 

Balaceadores são sistemas que filtram as requisições de sites, distribuindo o tráfego, o que evita sobrecarga ou lentidão.

 

Redundância de Servidores

 

Um site fica hospedado em um servidor. Caso o servidor apresente alguma falha, o site sairia do ar, deixando visitantes sem informação, clientes frustrados e perda de conversões. Contar com a redundância neste caso significa ter dois ou mais servidores que possam atuar em caso de problemas, o que reduz drasticamente a chance de prejuízo financeiro e para imagem de instituições.

 

Redundância de Banco de Dados

 

Dados e informações são estratégicos para qualquer empresa, muitas dependem exclusivamente deles para funcionar. Por isso, ficar sem acesso aos dados, ou mesmo perde-los definitivamente, não é uma opção. A redundância de dados mitiga tais riscos, pois dá acesso a mais fontes de dados, cujas informações ficam resguardadas, com segurança e acessibilidade rápida.

 

A H.A. gera maior desempenho, minimiza falhas, aumenta a rentabilidade do negócio, desde que feita com serviços web de ponta, como os oferecidos pela IN8 em parceria com a Amazon AWS.

 

Para ter acesso a aplicações de alta disponibilidade é preciso contar com servidores em nuvem e empresas que possam oferecer tais serviços com competência, segurança e experiência. Este é o caso da IN8/Infra – especialista em infraestrutura de TI – entre em contato e permita sua empresa crescer cada vez mais!