Armazenamento em Nuvem

Computação em nuvem – Veja os motivos que levaram grandes empresas a migras seu sistema para a Cloud

Computação em nuvem – Veja os motivos que levaram grandes empresas a migras seu sistema para a Cloud


As inovações técnicas e tecnológicas são determinantes para os rumos da gestão da sua empresa. Nenhum negócio permaneceu o mesmo após a Revolução Industrial, ou a descoberta da eletricidade. Desde dessas, é difícil pensar outra revolução que transformou tanto a maneira de se fazer negócios, sejam eles B2B, ou B2C que a computação e a cultura digital.

Mesmo os menores empreendimentos contam com algum tipo de computador para gerir suas operações comerciais e financeiras. Agora a mudança, visa implementar a nuvem corporativa. Sistemas de gerenciamento de informação em servidores externos a sede da empresa.

Ainda não migrou seus sistemas e dados para a Cloud? Veja alguns dos motivos que levaram grandes empresas a adotar a cloud.

#1 Necessidade de mais desempenho

Os servidores locais da sua empresa, que não tem a computação como atividade fim, dificilmente terão desempenho próximo a datacenters de empresas como o Google, ou a Amazon. Mesmo que você invista muito dinheiro e consiga um servidor com capacidade suficiente para processar as operações da sua empresa, ele certamente será subutilizado na maior parte do tempo.

A melhor opção é alugar um servidor em um desses grandes datacenters e pagar apenas pela sua necessidade de processamento no momento da compra.

Esse foi o caso de um dos nossos clientes, que com a máquina local e com um investimento altíssimo na compra de servidores e na manutenção de computadores não era capaz de processar os dados contidos nos portais dos principais concorrentes.

Com a arquitetura de nuvem, o empreendimento foi capaz de minerar dados centrais para a elaboração da estratégia comercial em cerca de 6 horas, com menos custos de eletricidade e manutenção.

#2 Falta de segurança

Você já parou para pensar o que aconteceria casos seus computadores fossem danificados. Muitas coisas podem acontecer a sede de sua operação. Um desastre natural, descuido de um funcionário e assaltos, infelizmente, são possibilidade para as quais devemos estar preparados. Com a computação em cloud, é possível manter seu sistema operante mesmo diante de graves imprevistos.

Uma das empresas para a qual a IN8 Cloud prestou serviços entendeu isso da pior forma. O cliente do ramo de contabilidade sofreu um assalto no qual levaram grande parte dos computadores da empresa. Problema que se tornou mais sério pelo fato dos clientes estarem sujeitos a penas tributárias que o levariam a falência. Para a sorte desse empresário, os criminosos não levaram um dos computadores que guardava cópias de todos os arquivos. Mas, desde então, o sistema passou a ser armazenado em um servidor externo a empresa com arquitetura de dados da IN8.

#3 Baixa estabilidade e quedas constantes

Para quem trabalha com e-comerce e outros negócios virtuais esse problema é ainda mais sério. O site armazenado em um servidor local sofre quedas constantes. Você perde vendas e diminui seu lucro, quando não tem um prejuízo.

Seja por que um funcionário esbarrou na tomada, ou por que houve uma queda de energia.

Foi o que aconteceu com um dos nossos clientes, que possui um portal de recrutamento que perdia credibilidade entre as empresas. Com a nova arquitetura a empresa mantém seu site no ar, encerra os processos em menos tempo e garante melhor credibilidade no mercado.

Se identificou com algum desses problemas? Descubra como resolvê-los com a IN8 Cloud.